Argentina/Walmapu: Balas de borracha contra comunidade Mapuche

Duzentos efectivos da Gendarmería Nacional argentina invadiram as terras da comunidade Pu Lof, em Cushamen, Chubut, para desocupar a linha de ferro de La Trochita, uma via ferroviária que os povos originários estão proibidos de usarargentina-cushamen

Depois da operação realizada nas terras recuperadas pelos mapuche em Março de 1025, até então nas mãos do empresário têxtil  Benetton, dois membros da comunidade ficaram detidos.

 

“Entraram aos tiros, golpearam os homens, derribaram as mulheres, partiram tudo. Eram cerca de 200 gendarmes e dois drones para reprimir uma comunidade de dez adultos e 5 crianças. Chama-nos índios terroristas que querem semear o pânico e agora são eles que espalha o pânico”, denunciou à Página/12 Soraya Maicoñia. Apesar de que durante meio dia a Gendarmería manteve o bloqueio a tr~es dos acessos á comunidade pelas estradas 258, 40 e um caminho alternativo que liga a Esquel, uma providência cautelar conseguiu travar a desocupação, ordenada pelo juiz federal Guido Otranto.

“O fundo do conflito é que recuperamos as terras para o povo mapuche que estavam nas mãos de Benetton, dono de mais de um milhão de hectares na Patagonia. Há documentos históricos que provam que o nosso povo vivia aqui antes da Conquista do Deserto quando entregaram as terras aos ingleses. Em 1994, Carlos Menem [ex-presidente da Argentina] vendeu as terras por meia dúzia de moedas”, explicou Maicoñia, que acrescentou que “tivemos duas instâncias de diálogo com os funcionários da província e os empresários que operam a linha férrea. Já lhes tínhamos dito que iríamos levantar as barricadas na condição que no avisassem sempre que passa o comboio. ”.

A comunidade Pu Lof reclama, além disso que os habitantes das dez aldeias indígenas instaladas ao longo dos 500 km que separam a comunidade de Esquel possam usar os serviços ferroviários para romper o seu isolamento.

Fonte: Pagina 12

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s